top of page

5 motivos para ver Fundo de Quintal e Leci Brandão no Sensacional!

O Fundo de Quintal é um dos maiores patrimônios da música popular brasileira. Criado no Rio de Janeiro nos anos 70, o grupo é cria das famosas rodas de samba do Cacique de Ramos, tradicional bloco carnavalesco, cuja sede está localiza no bairro carioca de Olaria.


Fundado pelos irmãos Bira Presidente e Ubirany mais o amigo Sereno, o Fundo de Quintal foi responsável por imprimir uma nova cara ao samba da época ao inserir novos instrumentos e criar um sonoridade que serviria como referência para o pagode. Além do seu citado núcleo central, o grupo fazia questão de se aproximar aos seus pares, gravando composições não só dos integrantes ou ex-integrantes do Fundo de Quintal – como Almir Guineto, Arlindo Cruz e Jorge Aragão – mas também de compositores que frequentavam o Cacique como os sambistas Nei Lopes, Beto Sem Braço, Noca da Portela, entre outros.


Discos como Samba é no Fundo de Quintal (1980), Nos Pagodes da Vida (1983), Mapa da Mina (1985) e Cirando do Povo (1990) são trabalhos clássicos que ainda hoje influenciam gerações de sambistas. O trabalho mais recente do grupo é o DVD Fundo de Quintal - 45 anos Vol.1, registro gravado no Parque Madureira, Rio de Janeiro, que contou com a participação de Diogo Nogueira.


A apresentação a ser realizada no Sensacional! no dia de São João ganha ares ainda mais especiais devido a participação da não menos icônica Leci Brandão, uma das maiores cantautoras do nosso país, cuja trajetória é tão espetacular e relevante quanto à do próprio Fundo de Quintal. Integrante da ala de compositores da Mangueira, além de uma discografia regular de 21 discos lançados, Leci Brandão ostenta o cargo de Deputada Estadual do estado de São Paulo desde 2010 onde atua em defesa das pautas da comunidade LGBTQIA+.


Eis 5 motivos que tornam a apresentação do Fundo de Quintal com Leci Brandão imperdível:



Foto: Divulgação


1. FORMAÇÃO ATUAL

Após a morte de Ubirany em 2020, em decorrência do Coronavírus, atualmente o Fundo de Quintal é um quinteto formado por dois membros da formação original: Bira Presidente e Sereno. Somam-se à dupla Ademir Batera (integrante desde 1991) e os recém egressos Márcio Alexandre e Júnior Itaguaí, a nova formação em nada deve às anteriores, pois entrega uma performance digna de quem soube dar prosseguimento à longa trajetória do grupo.


2. O REPERTÓRIO DA TURNÊ ATUAL


A turnê 45 anos de estrada segue de vento em popa pelo país. O setlist é pautado por clássicos de várias fases como "A Amizade", "O Show Tem que Continuar", "Nosso Grito", "A Batucada de Nossos Tantãs", "Doce Refúgio", "A Flor e o Samba", "Va Lá, Vai Lá", entre tantos outros.


3. PARCERIA DE MILHÕES


Por mais que o Fundo de Quintal e Leci Brandão já tenham sido parceiros em diversas composições, esta será uma oportunidade rara de vê-los juntos no palco. Essa junção, inclusive, já aconteceu e ganhou registro em disco (no álbum Fundo de Quintal Ao Vivo Convida), porém há muita expectativa sobre como será, afinal, a apresentação no festival.

Foto: Leandro Almeida

4. REVOLUÇÃO SONORA


Por mais que instrumentos como tantã, repique de mão e o banjo de quatro cordas sejam hoje em dia comuns em rodas de samba, foram os integrantes do Fundo de Quintal os responsáveis por criar uma nova linguagem sonora a partir da utilização e criação dos mesmos. A influência dessa revolução sonora seria sentida em discos como De Pé no Chão (1978), de Beth Carvalho, que só foram possíveis graças a participação do grupo nos processos de criação e composição.


5. LEGADO


O legado deixado pelo grupo pode ser medido pelo time de artistas que já se apresentaram com o grupo. Péricles, Diogo Nogueira, Zélia Duncan, Xande dos Pilares, Monobloco, Beth Carvalho, Zeca Pagodinho, Alcione, Dudu Nobre, Dona Yvonne Lara e Demônios da Garoa são alguns bons exemplos que mostram o respeito e admiração conquistadas ao longo das décadas de bons serviços prestados à música popular brasileira.

O Sensacional! será realizado no dia 24 de junho, no Parque Ecológico da Pampulha. Mais informações e venda de ingressos aqui.

53 visualizações0 comentário

Comentarios


bottom of page