8 Sugestões para Novos Colecionadores de Vinil

Este é um post dedicado a novos colecionadores. Pessoas como você que têm aquele meio engradado de discos em casa e que ainda nem sabem que se tornaram colecionadores. Ora, uma coleção de duas dúzias de LPs também é uma coleção, certo? E a partir das dicas que separamos, acredite, você vai precisar de mais espaço para guardar seus discos.

O que propomos aqui são 8 sugestões que podem ajudá-lo nos primeiros passos rumo ao garimpo de vinil. São boas práticas chanceladas por colecionadores experientes que nos disseram o que fariam e não fariam se estivessem começando uma coleção hoje.


1.Tenha um sistema para ouvir seus discos


O primeiro passo é adquirir um aparelho para ouvir seus discos, por mais simples que ele seja. Apesar do vinil ser um item que pode ser explorado para além da música, você só vai entender o prazer de curtir seus discos se puder ouví-los na ponta da agulha. Pode parecer uma obviedade, mas temos visto novos colecionadores que, empolgados pelo hype, começaram a comprar discos em vinil e estou abrindo mão do acervo precocemente sem sequer terem ouvido as obras. Além disso, trilhar os discos é a melhor forma de se familiarizar com os defeitos físicos e criar parâmetros para comprar discos melhores.


2. Peça discos de presente


Todo mundo tem na família ou entre amigos alguém com discos parados em casa disposto a fazer uma doação. Ventile a ideia de que está começando a ouvir vinil e certamente ganhará alguns discos. Pode ser que sejam discos comuns ou de artistas que você não goste, mas se ganhar um ou dois que lhe interessam, valeu a pena.


3. Liste os disco que estarão no seu radar


Quais os discos você gostaria de ter em vinil? Quais suas prioridades? Ter isso em mente vai ajudá-lo quando, por exemplo, entrar numa loja de vinil imensa e não saber por onde começar a olhar. Ou ainda, quando um vendedor online perguntar que tipo de disco está procurando. É sempre útil ter sua wish list como ponto de partida.


4. Compre discos básicos do seu estilo preferido