top of page
  • Foto do escritorPhono

Cine Santa Tereza recebe a 4ª edição da mostra Metal em Minas

Abrindo a programação do mês de agosto, o Cine Santa Tereza recebe a 4ª edição da mostra “Metal em Minas”, que trará exibições de filmes e videoclipes, bate papos e debates sobre o atual momento da cena Heavy Metal nacional. A mostra conta com produções que serão exibidas pela primeira vez em Belo Horizonte e tem curadoria de Casito Luz, vocalista da banda Witchhammer, pioneira da cena metal mineira. Os ingressos são gratuitos e podem ser retirados no site www.sympla.com. Uma quota de 50% dos bilhetes é reservada para distribuição no próprio cinema, 30 minutos antes das sessões. A programação completa da mostra pode ser consultada no Portal PBH - pbh.gov.br/cinesantatereza.


A programação da mostra “Metal em Minas” inicia-se com o documentário ”Death Metal Angola”, exibido pela primeira vez em BH, com o objetivo de contextualizar a luta e organização do underground em âmbito global. O longa conta a história do primeiro show de rock realizado no país africano, após anos de guerra pela independência e Guerra Civil. O show foi idealizado por Wilker Flores, guitarrista e coordenador de um orfanato no país, que usa do ritmo como uma forma de ‘cura’ para as feridas deixadas pela guerra. Após a exibição haverá debate com Robert Frank, ator e vocalista da banda belorizontina Pelos.



Da produção brasileira, serão exibidos documentários sobre a cena metal de BH, após os anos 1980, e sobre a cartografia headbanger da cidade, que busca compreender o processo de territorialização das bandas de Heavy Metal de Belo Horizonte, sendo eles “Cartografia e conhecimento Headbanger” e “BH DEPOIS DOS ANOS 80”.


Também serão exibidos videoclipes das bandas que representam a luta do Metal nos dias atuais no nosso estado. A mostra conta ainda com outra estreia, o documentário "Gangrena Gasosa: desagradável". Ele fala da trajetória da banda carioca Gangrena Gasosa, autointitulados como criadores do ‘saravá metal’, estilo que incorpora elementos da umbanda e religiões afro-brasileiras às músicas e estéticas da banda.


Também estará presente a gravadora Cogumelo Records, com o lançamento de seu DVD e catálogo comemorativo de 40 anos. A história do heavy metal no Brasil está entrelaçada à história dessa gravadora belorizontina, que de início era uma loja que vendia discos de vários gêneros musicais. No início dos anos 1980 já havia uma cena forte do metal na cidade, com o despontamento de algumas bandas. Os fãs desse ritmo encontraram na Cogumelo mais do que uma loja para adquirir os discos, mas um ponto de encontro para essa comunidade, levando a loja a se tornar exclusiva para esse ritmo e futuramente uma gravadora para as bandas emergentes da cidade.


PROGRAMAÇÃO COMPLETA


DIA 1 DE AGOSTO, TERÇA-FEIRA


19h - Death Metal Angola (Jeremy Xido | Angola/EUA | Documentário | 2014 | 83’ | Legendado)

Angola. Um país extremamente devastado pela guerra - mas com grande potencial de riqueza - é o centro da cena hardcore africano. Sonia Ferreira e Wilker Flores respiraram rock and roll em um orfanato de Huambo. Juntos, eles vão realizar o primeiro grande show de rock nacional.

Classificação indicativa: 14 anos

Sessão Comentada po Robert Frank, ator e vocalista da banda belorizontina Pelos.


DIA 2 DE AGOSTO, QUARTA-FEIRA


19h - Cartografia e conhecimento Headbanger (MG Metal Warriors | Brasil | Documentário | 2023 | 60’)

Os 40 anos da territorialização da cena heavy metal belo-horizontina com exibição de entrevistas históricas do canal MG METAL WARRIORS.

Classificação indicativa: 14 anos

Sessão Comentada por Gleyber Eustáquio Calaça, Luiz Flávio e Gim Warrior.


DIA 3 DE AGOSTO, QUINTA-FEIRA


19h - BH DEPOIS DOS ANOS 80 (Clinger Carlos | Brasil | Documentário | 2023 | 58’)

A cena metálica de Belo Horizonte é muito reverenciada, nacionalmente e mundialmente, pelas bandas que surgiram nos anos 80 e suas importantes histórias, dentre elas Sepultura, Sarcófago, Chakal e outras. O documentário dá destaque e registra a história dos nova geração de bandas do cenário mineiro surgidas entre os anos 1990 e 2010.

Classificação indicativa: 14 anos

Sessão Comentada por participantes do documentário e mediação de Oswaldo Diniz.


DIA 4 DE AGOSTO, SEXTA-FEIRA


19h - Exibição Show: Mutilator, Sepultura, Overdose (Cogumelo Records | Brasil | Show | 1986 | 103’)

Exibição do show histórico de Mutilator, Sepultura e Overdose em 1986.

Classificação indicativa: 14 anos

Sessão Comentada por João Faria e Pat, fundadores da Cogumelo.


DIA 5 DE AGOSTO, SÁBADO


19h - A Explosão das Supernovas: Vídeo-clipes

Exibição de videoclipes das bandas que representam a luta do Metal nos dias atuais no nosso estado. O melhor do “sangue novo” da música mineira pesada e underground.

Classificação indicativa: 14 anos

Sessão Comentada pelos músicos.


DIA 6 DE AGOSTO, DOMINGO


16h30 - Gangrena Gasosa: Desagradável (Fernando Rick | Brasil | Documentário | 2013 | 120’)

O documentário Desagradável narra em detalhes a trajetória da banda mais macumbeira e tosca do Brasil. Zicas, mandingas e urucubacas que cercaram a banda e a todos que tiveram o desprazer de cruzar seus caminhos com a Gangrena Gasosa reveladas de um jeito que você não vai acreditar.

Classificação indicativa: 18 anos


SERVIÇO


Mostra “Metal em Minas”

Data: de 1 a 6 de agosto de 2023

Ingressos gratuitos: www.sympla.com.br ou na bilheteria do cinema, 30 minutos antes da sessão

Local: Cine Santa Tereza - Rua Estrela do Sul, 89, Santa Tereza - Praça Duque de Caxias

Programação completa: Portal PBH - pbh.gov.br/cinesantatereza 


84 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page