Prece, segundo o dicionário Oxford, é "uma mensagem oral, escrita ou em pensamento que se dirige a uma dividade ou a um santo, pedindo uma ajuda, uma benção, ou agradecendo uma graça recebida; oração; reza."
A definição em si é simples e é de conhecimento comum, pois a prece faz parte do cotidiano brasileiro já que o povo, de forma geral, tem conexões profundas com diversas matrizes religiosas.
Porém, na contemporaneidade, o ato ou efeito suplicar tem sido deturpado, em prol de reflexões nocivas que levam as massas para caminhos perigosos associados a ignorância, ao materialismo e a uma visão de mundo individualista e separatista.
Em tempos tempestuosos como os nossos, a sociedade está, cada vez mais, doente e anseia, a qualquer custo, por resoluções fáceis que nos façam desejar seguir em frente.
Por mais que sejamos, diariamente, acometidos por pensamentos negativos, os caminhos são múltiplos para se atingir o estado de felicidade, mesmo ante ao caos. E reside nas artes, certamente, um dos melhores remédios para a cura da alma.
Todo esse preâmbulo é um exercício de reflexão orientado pela audição do novo disco da cantora, compositora, arranjadora e multi-instrumentista mineira Luiza Brina.
Intitulado Prece, o álbum é um coprodução de sua autoria com Charlies Tixier (Luiza Lian), em seu novo trabalho é um autêntico mergulho direcionado a interioridade humana.
Para essa autêntica reflexão sobre a existência Luiza faz de sua verve poética e a sua terna voz um acalanto em ode a fé, a ancestralidade e a necessidade de nos conectarmos física e espiritualmente.
Composto de 11 faixas/orações, o disco conta com a participação especial de artistas como Maurício Tizumba, Sérgio Pererê, Iara Rennó, Rainha Isabel Casimira, a argentina LvRod e a mexicana Silvana Estrada que, coletivamente, contribuam de forma significativa para o resultado alcançado.
Os arranjos de cordas também rendem um capítulo a parte, pois os mesmos são fruto de parceria com uma orquestra, montada por Brina, composta por musicistas femininas que trazem identidade e beleza para o álbum.
Comments