top of page

Em Rasante Matéria Prima mostra o porquê é um dos melhores MCs do país


Thiago Augusto, aka Matéria Prima, é um dos artistas mais versáteis da música mineira contemporânea. Com mais de 20 anos de caminhada, antes de ingressar em sua carreira solo como MC, o rapper fez parte dos grupos Quinto Andar, Subsolo e, atualmente, divide suas atenções e composições com o Zimun, elogiado quinteto de Belo horizonte.


Sua voz e rimas também podem ser ouvidas em parcerias com artistas diversos como Constantina, Makalister, Gabriel Bruce, ManoWill, Pedro Dom, Mariana Cavanellas, entre tantos outros.


Com vasta discografia, Matéria vem, desde 2011, lançando de maneira regular discos instigantes. De forma geral, ele promove musicalmente um amplo diálogo de elementos da cultura hip hop com sonoridades que vão de encontro ao afrobeat, dub, o jazz, o rap e brasilidades.


Beatmakers/produtores do quilate de Dario Beats, Goribeatzz, Gui Amabis, DJ Lotek, DJ Will são alguns exemplos de parceiros com os quais o MC mineiro se aproximou, resultando num modo peculiar de criação e diferenciado das produções contemporâneas.


Seu trabalho mais recente é o Rasante (2024). Produzido com o parceiro de longa data Cizko, o EP é composto por 4 faixas, sendo 3 delas inéditas mais um remix para "Pra Frente", canção presente no álbum Rascunhos de Um Momento Conturbado (2019).


A faixa escolhida para ser o abre-alas de Rasante foi "Albatroz" canção que, de forma geral, sintetiza bem as intenções do novo trabalho e evidenciam algumas das principais características do rapper que vão de encontro a valorização de cada verso e a cada beat.


Liricamente, Matéria segue mantendo um olhar analítico para o cotidiano, mostrando as agruras e alegrias de estar vivo. A partir desses elementos, o artista nos convida a observar, de forma mais atenta, não só para nós mesmos, mas também para o nosso entorno e a relação com nossos pares.


Em tempos nos quais o rap alça voos cada vez mais altos na cultura popular, artistas como Matéria Prima são bons exemplos de como o gênero é uma das mais importantes formas de expressão artística, pois coloca em evidência elementos essenciais para que possamos seguir em frente.


Foto: Pablo Bernardo

8 visualizações0 comentário

Commentaires


bottom of page