top of page
Foto do escritorBruno Lisboa

Samuel Rosa estreia solo e se mantém como um dos maiores compositores do país

A voz de Samuel Rosa é, foi é sempre será associado ao Skank, grupo que dispensa apresentações. Afinal, a banda é essencial para entender o rock brasileiro safra anos 90, pois construiu uma longeva e influente carreira. A mesma foi encerrada numa épica apresentação no Estádio Mineirão em 2019.


Por mais muitos relacionem o seu trabalho junto a banda, Samuel vem, há muito tempo, tateando novos horizontes, seja através das dezenas participações nos trabalhos de outrem (Ivete Sangalo, Terno Rei, Ira!, Vitor Kley, Fernanda Takai...), na criação de trilhas sonoras (feita para o Grupo Corpo) ou em turnês ao lado de ícones como Lô Borges.


Com o fim (será?) do Skank, o músico aproveitou a oportunidade para, finalmente, se lançar no mercado em formato solo. E o primeiro passo dessa nova fase foi dado através do lançamento de seu primeiro álbum: Rosa (2024).


Produzido por Samuel junto a sua atual banda de apoio, no disco o compositor se deixa levar por um repertório inédito composto por canções que, se não impressionam ao já familiarizados a sua assinatura musical, ainda assim, as mesmas agradam aos ouvidos ávidos por boa música.


Musicalmente, Rosa segue como um dos melhores compositores da sua geração ao seguir conciliando elementos ligados ao rock e a MPB, numa mistura que se materializa em canções ricas em melodias e timbres.


Para manter o grau de excelência, a presença de musicistas como Doca Rolim (guitarras), Alexandre Mourão (baixo), Pedro Kremer (teclado) e Marcelo Dai (bateria) contribuem de forma significativa. A sintonia, inclusive, fez com que a banda fosse mantida para a turnê de lançamento.


As letras do álbum mantém um das marcas inerentes ao seu trabalho, pois verbalizam o amor em suas mais variadas instâncias. Neste quesito, Samuel conta com a parceria de letristas como João Ferreira ("Flores da Rua"), Carlos Rennó ("Me dê Você"), Pedro Pelotas ("Ciranda Seca") e Rodrigo Leão, parceiro de longa data que co-escreveu boa parte do novo repertório.


O primeiro single, "Segue o Jogo", sintetiza as intenções da nova fase, pois, como entrega a canção Samuel almeja, felizmente, seguir "jogando o jogo", mesmo que as regras tenham mudado drasticamente.



1 visualização0 comentário

Comments


bottom of page