Como pensar a canção em um país com saberes tão ricos quanto o Brasil? O que permite que saberes ancestrais possam coexistir com o mundo digital de hoje? Essas são apenas algumas das perguntas que norteiam a série documental A Tecnologia da Canção - investigações e conversas de Luiza Brina, que estreou no Youtube da artista. São ao todo quatro episódios que vão ao ar às quartas-feiras, sendo:
1º ep: Tudo Começa com um Instrumento | 21 de junho
2º ep: Voz, Palavra, Canção | 28 de junho
3º ep: Tecnologias da Canção | 5 de julho
4º ep: O Mistério da Canção | 12 de julho
Ao longo dos episódios, a cantora, compositora, arranjadora, produtora musical e multi-instrumentista Luiza Brina explora as diversas facetas e os caminhos que levam à forma da canção popular brasileira através de conversas com artistas que permeiam seu fazer musical. O projeto é o corta-fitas do novo álbum da artista, o ponto de partida das investigações de Brina sobre a canção e como tecnologias ancestrais permitiram a criação de uma linguagem tão única no Brasil. A série tem direção do documentarista paraense Vitor Souza Lima, e idealização e roteiro de Luiza Brina e Julianna Sá.
Luiza Brina
Um dos expoentes da canção contemporânea brasileira, Luiza Brina é cantora, compositora, arranjadora, produtora musical e multi instrumentista. Em carreira solo, tem três álbuns lançados, o mais recente deles – Tenho Saudade Mas Já Passou – eleito pela APCA (Associação Paulista de Críticos de Arte) um dos 50 melhores de 2019.
Com turnês no Brasil e na Europa, seus discos também foram lançados no Japão, através do selo Impartmaint Inc. Instrumentista requisitada, acompanha Castello Branco, Maria Luiza Jobim e Julia Branco. É compositora que soma parcerias diversas, tendo feito canções ao lado de Ronaldo Bastos, Ceumar, Thiago Amud, Teago Oliveira, Arthur Nogueira, Julia Branco, Chico Bernardes e Vovô Bebê, entre outros.
A Canção como Tecnologia
Luiza Brina já refletia sobre o tema – o encontro das tecnologias ancestrais, diante de um mundo ultra digital – no contexto musical, quando veio o questionamento: não seria música a própria tecnologia? E, nesse contexto, não seria a canção a mais elaborada tecnologia na música? Seja o tambor milenar, o violão popular, os beats atuais e até mesmo a palavra, todos esses elementos são de fundamental importância para o entendimento da canção. No projeto documental, Brina busca, então, trazer para o centro da conversa sabedorias dos que vieram antes como estratégia para compreender e construir novos futuros para a canção.
Para mergulhar no assunto, a artista se sentou diante de grandes nomes da música contemporânea brasileira, artistas envolvidos com a canção de diferentes maneiras como Brisa Marques, Charles Tixier, Déa Trancoso, Iara Rennó, Rainha Isabel Casimira, José Izquierdo, Julia Branco, Julia Tizumba, Leandro César, Maurício Tizumba, Sérgio Pererê, Thiago Amud e Titane.
Para Luiza Brina, “são amigos, parceiros de canções, e antes de tudo, pessoas que eu admiro muito. Sinto que cada um ali contribuiu um pouco com uma narrativa maior, trazendo pontos que são base para que possamos pensar sobre a canção como tecnologia”. A produção da série se entrelaça com o próximo trabalho de Luiza – o disco Prece, no qual reúne suas canções-orações.
“Em um determinado momento da vida, eu, que nunca tive nenhuma religião, comecei a sentir falta de ter algo pra acreditar. E fui aprendendo e entendendo que a canção é minha maneira de rezar. E a oração não seria também uma grande tecnologia?”, compartilha.
Ficha Técnica
Direção e edição: Vitor Souza Lima | Imagens: Sergio Rodrigues, exceto: Iara Rennó e José Izquierdo, por Luisa Caria, e Charles Tixier, por Nayron Rodrigues; | Captação de áudio: Sergio Rodrigues, exceto: Iara Rennó e José Izquierdo, por Victor Brasileiro, e Charles Tixier, por Nayron Rodrigues; | Produção executiva: Wagner Rodolfo | Coordenação: Julianna Sá | Idealização e roteiro: Luiza Brina e Julianna Sá | Entrevistas: Luiza Brina
Entrevistados: Déa Trancoso, Leandro César, Julia Tizumba, Julia Branco, Isabel Casimira, Titane, Brisa Marques, Thiago Amud, Maurício Tizumba, Sérgio Pererê, José Izquierdo, Iara Rennó, Charles Tixier
Comments